Escolha uma Página

Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais um artigo do Blog do Alabama!

Neste artigo eu vou dar detalhes sobre uma vídeo-aula postada no meu canal do YouTube da série “Improvisando a Sua Música Favorita”.

Nesta aula vou comentar sobre como improvisar na música “Meu Abrigo”, da banda Melim, e esta música também foi MUITO pedida. Portanto, se você tiver alguma música que gostaria que fizesse parte deste projeto, ou até algum assunto que gostaria que eu abordasse aqui no meu blog, é só pedir lá no YouTube (link mais abaixo), que assim como fiz com esta música, o seu assunto preferido pode estar em uma das minhas próximas aulas.

Na parte A da música notamos que teremos que usar dois campos harmônicos para improvisação, sendo eles:

Ab7+  Bbm7  Cm7  Db7+ Eb7 Fm7 Gm7(5b) Ab7+
F7+  Gm7 Am7 Bb7+ C7 Dm7 Em7(5b) F7+

Pois a Harmonia trabalha com:

Ab7+ C7 Fm7 Db7+

Pensamos no campo de Ab7+ para resolver o acorde de para quase todos os acordes com exceção do C7, que veio emprestado do Campo Harmônico de F maior. Assim, este acorde cria uma tensão na música, preparando a entrada do Fm7 na música.

Chamamos isso de Acorde dominante, acorde que prepara a entrada de outro acorde que prepara a entrada de outro acorde. Nocaso dos acordes Ab7+  Fm7  Db7+. Podemos usar as escalas maiores partindo da própria tônica.

Sendo assim, podemos usar escalas na tonalidade de Eb maior ou C menor para os 3 primeiros acordes.

Escala Maior na Sexta Corda

Casa 4

Escala Maior na Quinta Corda

Casa 11

Para o acorde C7 como a transição é muito rápida eu sugeri fazer o Arpejo do próprio acorde, vou anexar os principais modelos para fazermos isso em qualquer região do braço da guitarra.

Modelo de C

Modelo de A

Modelo de G

Modelo de E

Modelo de D

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 30 de Julho de 2019, chamado “Como Improvisar Meu Abrigo da Banda Melim. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama