Escolha uma Página

Salve amantes das cordas!

Seja bem vindo a mais um artigo para o Blog do Alabama!

Vamos à mais uma aula, e essa é uma aula muito especial, pois é uma pergunta TOP 10. Isso mesmo, a aula de hoje vai abordar um assunto que muita gente tem problema, que é “Como fazer o seu solo não soar sempre igual”.

Vamos lá. Você já deve conhecer algumas escalas, certo? Ou até pode conhecer várias delas, mas se você está tendo problema de solos soarem sempre a mesma coisa, pode ser que você não esteja explorando ao máximo estas escalas. 

Já aconteceu de você ouvir um som diferente de alguma música e ficou pensando “que raios de escala esse cara está usando”?

Pois é, saiba que muitas destas idéias onde a criatividade destes guitarristas nos impressionam, na grande maioria das vezes são idéias sobre escalas que você provavelmente já conhece.

A dica que se segue eu tirei parcialmente do meu curso por WhatsApp (suas inscrições vão abrir no dia 12 de Agosto de 2019).

Eu montei um arquivo Guitar Pro (download mais abaixo), mas se você não tiver o app, não se preocupe, pois também vou colocar a imagem da tablatura aqui em baixo também.

 Neste estudo, eu passo algumas ideias sobre a própria escala maior, ideias como omissão ou repetição de notas, que darão todo brilho na sua improvisação. Só o fato de omitir algumas notas, o efeito fica surpreendente.

Vamos tomar como exemplo a escala de G maior

G A B C D E F#

Porém, das notas da escala acima,  vamos tocar somente estas notas:

G B C E

Repare o efeito que conseguimos com essa omissão.

Você tem Guitar Pro? Clique na imagem abaixo para baixar o arquivo Guitar Pro com as ideias.

Não tem o Guitar Pro? Sem problemas. Segue abaixo a imagem da tablatura no Guitar Pro:

Para que você possa entender como aplicar as dicas que eu passei neste artigo, assista a vídeo-aula que eu publiquei no YouTube no dia 6 de Agosto de 2019, chamado “Chega de Soar Igual na guitarra“. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

#TeamAlabama

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama