Escolha uma Página

Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama!

Na aula de hoje veremos como dar intenções diferentes para a nossa improvisação.

Usei como exemplo um baixo pedal na nota Mi, ou seja, a corda Mi mais grave do instrumento solta, pensando nesse Mi como sexto grau de alguém (grau relativo) teremos o campo harmônico de Sol Maior.

Campo Harmônico de Sol Maior

G7+  Am7  Bm7  C7+  D7 Em7 F#m7(5b) G7+

Ou seja, posso usar essas notas para improvisar em diferentes regiões do braço da guitarra.

 Agora também podemos pensar que esse Mi ainda na função menor pode ser o segundo grau de Ré maior

D7+  Em7  F#m7  G7+ A7 Bm7 C#m7(5b) D7+

Isso nos trará um brilho bem bacana pois o campo harmônico de Sol Maior utiliza a nota Dó, já o campo de Ré maior a nota Dó sustenido.

Para finalizar o nosso exercício vamos trocar totalmente a intenção do improviso e pensar que esse Mi é maior, nesse caso vamos utilizar o campo harmônico de Mi maior

E7+  F#m7  G#m7  A7+ B7 C#m7 D#m7(5b) E7+

Como este artigo é um suporte à vídeo-aula, vou anexar as digitações usadas lá no vídeo (link do vídeo mais abaixo), lembrando-se que podemos transpor essas digitações para a tonalidade que quisermos alterando somente a tônica da escala.

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 13 de Agosto de 2019, chamado “Consegue Fazer Isso na Guitarra?”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama