Escolha uma Página

Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a maaaaais uma aula do Blog do Alabama!!!

Na aula de hoje eu vou te ensinar como você pode ser visto como um guitarrista profissional e, o mais importante de tudo, salvar a sua pele, não passando vergonha por causa de um pedido super simples do vocalista.

Se você ainda não passou por isso, imagine você e a sua banda na festinha daquela sua prima, tocando aquelas músicas que você ensaiou o mês inteiro pra não fazer feio no primeiro “show” da sua banda. Até aí tudo bem, mas aí vem aquele seu tio metido a vocalista profissional e fala pra você tocar a música novamente para ele cantar, mas tocar em um tom diferente. Ahhhh!!! Aí dói, não é? kkkk

Pois é exatamente isso que eu vou te ensinar hoje. Como trocar o tom de qualquer música. Aí quando esse tio pedir pra trocar o tom você troca rápidamente, e ele não pode mais culpar você se ele fizer “caca” quando canta… kkk

Vamos ver como resolver isso de uma forma prática e rápida?

Vou citar como exemplo uma música composta na tonalidade de C maior, logo utiliza o campo harmônico de C maior:

 

Campo Harmônico de Dó Maior

C7+  Dm7  Em7  F7+  G7 Am7 Bm7(5b) C7+

Para a música foi utilizado apenas alguns acordes desse campo harmônico, no caso o C, Em, F, G. Podemos pensar que cada acorde representa um grau desse campo harmônico.

4 5 6 7 8
C7+  Dm7  Em7  F7+ G7 Am7 Bm7(5b) C7+
Logo percebemos que nossa música é composta por 1, 3, 4 e 5 graus, independente da tonalidade que está sendo executada
Vamos olhar isso em outro campo harmônico.
4 5 6 7 8
D7+  Em7  F#m7  G7+ A7 Bm7 C#m7(5b) D7+

Para transpor a música para a tonalidade de D maior, teremos que usar exatamente os mesmos graus, porém agora pensando no novo campo harmônico.

  4 5
D7+  Em7  F#m7  G7+ A7 Bm7 C#m7(5b) D7+

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 20 de Agosto de 2019, chamado “Como Trocar o Tom de Qualquer Música”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama