Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

 Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama!

Como anda a sua criatividade no improviso? Independente de como estiver,  você vai curtir a aula de hoje. Isso porque nós vamos dar aquela “apimentada” na improvisação.

Muitas vezes buscamos por escalas milagrosas para conseguir o brilho tão desejado, e não nos atentamos que muitas vezes omitindo um grau, ou adicionando outro conseguimos esse brilho, mesmo mantendo o fundamento básico das escalas que já conhecemos.

Vou citar o exemplo da escala maior onde irei adicionar uma quinta aumentada cromática após a quinta justa, conseguindo assim 8 notas na escala. Essa escala também é chamada de escala Bebop maior. Vamos entender mais sobre essa escala.

Observações

Esta escala possui oito notas. O IV grau da escala deve ser evitado ou utilizado somente de passagem, resolvendo na 3ª maior, por ser dissonante ao acorde.  No caso do acorde” maior 7M”, o I grau também é dissonante e deve ser usado com cautela, resolvendo na própria 7M.

A nota acrescentada não deve ser executada em tempo forte, ou seja, apenas de passagem, pois ela é dissonante para com a tônica.

Escala Bebop Maior – Digitação 3 Notas por Corda

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 3 de Setembro de 2019, chamado “Pimenta na Escala Maior”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama