Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

 Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama!

Pronto para mais uma aula? Espero que sim, porque nesta aula vou abordar um assunto que costumo receber bastante perguntas de meus alunos. O assunto que eu vou falar é sobre progressão de acordes para Blues.

Muitos alunos tentam tocar o ritmo Blues sem ao menos ter noção da progressão de acordes que está por trás disso, que tal amadurecermos esse fundamento para melhorar a nossa improvisação no Blues?

 O padrão mais comum do blues é conhecido como “blues de doze compassos”. Possui esse nome por serem necessários doze compassos para se completar o ciclo de progressão de acordes. Nos exemplos abaixo, temos também a variação do blues contendo apenas oito compassos.

Consideremos por ora que, no caso do blues, cada compasso equivale a uma contagem de tempos de 1 – 2 – 3 – 4.

Blues “Padrão de 12 Compassos”

Aplicando Progressões Blues

Abaixo seguem algumas sugestões para aplicar a progressão Blues trabalhando com o VI e VII grau. Aplique dentro da progressão de 12 compassos estudada anteriormente. 

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 10 de Setembro de 2019, chamado “Meu Primeiro Blues – O Que Fazer?”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama

Clique Aqui para se inscrever na próxima Semana Histórica dos Modos Gregos!

Uma semana inteira só sobre Modos Gregos

Evento Gratuito Inscreva-se Já!