Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

 Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama!

Pode se preparar porque a aula de hoje vai ser show! A galera pediu nos comentários da minha última aula, então lá vamos nós. Mais BLUES!

Olha só que bacana essa ideia para improvisação no Blues, você já usou o arpejo meio diminuto durante a execução do acorde dominante?

Deixa eu te explicar de onde veio essa ideia!

Vamos tomar como base o acorde de A7, acorde dominante comumente usado no Blues, o mesmo por ser dominante está no quinto grau do Campo Harmônico Maior.

Campo Harmônico Maior

D7+  Em7  F#m7  G7+  A7 Bm7 C#m7(5b) D7+

Logo posso sobrepor os arpejos relacionados a esse campo harmônico para trazer extensões diferentes na minha improvisação, mas sobrepondo o arpejo que está localizado no sétimo grau desse campo Harmônico, no caso C#m7(b5) vamos conseguir elementos que caracterizam o acorde de A7 como dominante.

Arpejo C#m7(b5) – C#   E   G   B

 Esses graus para o acorde em execução nada mais é do que

 Acorde sendo o A7

 3     5   7   9

C#   E   G   B

Ou seja, temos exatamente o acorde dominante com o acréscimo da 9, o que nos trará um efeito bem interessante para a nosSa improvisação.

Arpejo Meio Diminuto
(Menor com sétima menor e quinta diminuta)

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 17 de Setembro de 2019, chamado “Posso Usar Esse Arpejo no Blues?”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama