Escolha uma Página

 Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama!

Muitos dos meus alunos me perguntam sobre o estudo com o metrônomo. Muito ainda tem dúvidas de como estudar com ele e como agregar isso a questão técnica.

Então vamos deixar tudo isso bem claro e com exemplos bem legais para estudarmos.

Existem várias divisões rítmicas que usamos na música:

 

Dentro do padrão mais popular que encontramos na música o famoso quatro por quatro teremos a seguinte disposição de valores para as notas acima em relação a (t) = tempos.

Sendo assim, note que a semínima equivale a um tempo, ou seja, teremos essa nota como referência de cada batida do metrônomo. Logo, já estabeleço meu primeiro exercício, tocar as escalas que eu conheço com essa divisão, ou seja, para cada batida do metrônomo eu toco uma nota da escala.

Posso tocar duas notas da escala em cada batida do metrônomo, dessa forma estarei usando a metade do tempo para cada uma delas, somando assim meio tempo para cada nota, essa divisão é chamada de colcheia, logo teremos duas notas para cada batida do metrônomo.

Lembrando-se que essas divisões podem alterar e ter o que chamamos de quiálteras, por exemplo a divisão de colcheia precisa de duas notas para somar um tempo.

Porém, posso adicionar mais uma nota e manter o mesmo tempo, para isso terei que colocar o valor da alteração da quiáltera.

Nesse exemplo por se tratar de três notas daremos o nome de tercina, e essa tercina terá a mesma duração de tempo da colcheia, porém agora teremos que tocar três notas para cada batida do metrônomo, o que acaba sendo muito comum quando utilizamos o padrão de escalas com três notas por corda. Muitos alunos fazem esse padrão sem ao menos perceber. Vale lembrar que dessa forma teremos uma batida do metrônomo para cada corda da guitarra.

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 1 de Outubro de 2019, chamado “Use Certo o Metrônomo e Dobre a Sua Velocidade”.

Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama