Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama!

Pronto para mais uma aula? É claro que está! E eu tenho certeza que você vai curtir demais esta aula, porque este é um assunto no top das perguntas sobre BLUES, que é APLICAÇÃO MODAL NO BLUES.

O conteúdo desta aula foi totalmente extraído do meu mais novo curso, chamado Guitarra Blues do Zero ao Modern. Esse curso foi lançado ontem dia 9 de Outubro de 2019, no valor de R$174,99. E como de costume, eu estou liberando 300 cupons com um valor promocional (ridiculamente) baixo. Esta promoção é válida apenas até o dia 20/10/2019, ou até se esgotarem os 300 cupons (mais detalhes no vídeo da aula). Portanto não deixe pra depois!!!

Mas vamos à aula…

Aplicação Modal Para Pentatônicas

Segue acima uma clássica progressão blues de 12 compassos, vale lembrar que o % nada mais é do que a repetição do compasso anterior.

Na aplicação modal nós vamos trabalhar com cada acorde como tônica, ou seja, vamos modular o início das pentatônicas para cada acorde da progressão acima, sendo assim teremos que trocar a tonalidade da nossa improvisação para cada acorde mencionado na progressão acima.

Durante o acorde de A7 teremos:
1º desenho A
2º desenho C
3º desenho D
4º desenho E
5º desenho G

Durante o acorde de D7 teremos:
1º desenho D
2º desenho F
3º desenho G
4º desenho A
5º desenho C

Durante o acorde de E7 teremos:
1º desenho E
2º desenho G
3º desenho A
4º desenho B
5º desenho D

Na vídeo-aula (mais abaixo), você vai entender as referências para trocar de tonalidade no meio da progressão, mesmo assim eu criei uma tabela que irei disponibilizar abaixo para que você consiga estudar em regiões diferentes do braço da guitarra.

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 10 de Outubro de 2019, chamado “Aplicação Modal no Blues”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama