Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama!

Vou fechar esta série de aulas com Blues com chave de ouro. Que tal mesclar a riqueza do Blues com a simplicidade dos Power Chords? Show demais não é? Então, mãos à obra…

Muitos conhecem aquele acorde formado por apenas Tônica e Quinto Grau, o famoso POWER CHORD, ou “Acorde Ramones” kkk. Falando sério agora, será que você explora o melhor das possibilidades que você tem quando aparece esse acorde?

Vamos partir da regra de que esse acorde não possui uma terça nem maior e nem menor para definir a qualidade do acorde, logo chamamos esse acorde de suspenso justamente pelo fato de não ter uma terça dentro dele (você sabia disso?).

Pensando assim, isso quer dizer que eu não só posso usar uma escala maior para improvisar, mas como também posso usar uma escala menor, olha só que loucura isso.

Eu separei abaixo um ritmo Blues com a ideia do Power chord e o grande barato dessa aula é a fusão das escalas maiores e menores, tornando assim uma nova escala lotada de cromatismo, sonoridade muito comum no modern Blues ou no BlueJazz.

Deste modo, teremos mais de possibilidades para nós podermos trabalhar, pelo fato da terça não estar presente na progressão, podemos aplicar uma escala maior e uma escala menor ao mesmo tempo. Com esse pensamento híbrido podemos fundir também as duas escalas (maior e menor) criando um novo desenho.

Vale lembrar que dentro de um contexto harmônico, mesmo sem o acorde ter a terça, conseguimos saber se ele tem uma função maior ou menor de acordo com o campo Harmônico.

Abaixo segue o desenho de uma escala criada por mim, da qual chamo de MixoBlues que é a fusão da Pentatônica maior e menor no mesmo Desenho.

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 15 de Outubro de 2019, chamado “Criatividade Absurda no Blues com Power Chords”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama