Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

 Na aula de hoje nós vamos lá falar sobre ligados, uma técnica muito usada pelos melhores guitarristas do mundo. Todos. Sem exceção.

Me lembro de um aluno que em uma aula onde comecei a falar sobre ligados, ele me perguntou:

“Porque estudar ligados? ouvi dizer que ligados é um recurso usado por guitarristas que não conseguem fazer palhetada alternada.”

A resposta é bem simples. O ligado é uma técnica assim como palhetada alternada, você não deve ter os ligados no seu acervo técnico por não conseguir fazer palhetada alternada, você deve ter essas duas técnicas muito bem estudadas para usar os recursos que cada uma delas lhe oferece.

Nos ligados nós temos o hammer-on (martelada) normalmente usado na forma ascendente das escalas e o Pull-Off (puxada) normalmente usado na forma descendente das escalas.

Embora o hammer-on pareça simples, onde simplesmente batemos o dedo na corda, é muito importante prestar atenção durante a sua aplicação para que o som de todas as notas seja claramente ouvido.

Já o Pul-off sim, é um pouco mais complicado, pois o seu dedo indicador acaba tendo uma função dupla. Por exemplo, ao se aplicar um pull-off na primeira corda da guitarra (mi), o mesmo terá que encostar na corda dois (si) para assim conseguir fazer o abafamento e não deixar com que o som das outras cordas atrapalhe a qualidade dos seus ligados. Isso é obtido com o uso da palma da mão direita. Logo a palma da sua mão direita terá uma função muito importante também, pois ela será responsável por abafar as cordas mais graves do instrumento. 

Preparei alguns padrões que podem ser estudados utilizando o Guitar Pro. Clique na imagem abaixo para baixar o arquivo Guitar Pro.

Página 1 – Exercício de Ligados

Página 2 – Exercício de Ligados

O arquivo Guitar Pro que eu criei para gerar a imagem acima, você pode baixar clicando na imagem abaixo:

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 29 de Outubro de 2019, chamado “COMO TURBINAR OS SEUS LIGADOS”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama