Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Nessa aula quero falar sobre os acordes do campo menor harmônico. Como podemos distinguir os Arpejos desse campo?

 Quero focar nas qualidades de acordes diferentes que esse campo harmônico tem sobre o campo harmônico maior. Pensando dessa forma teremos três qualidades de acordes que não estão no campo harmônico maior.

 São eles:

  • Acorde menor com a sétima maior (m7+), localizado no primeiro grau do campo menor harmônico
  • Acorde aumentado com a sétima maior (M7+(5#)), localizado no terceiro grau do campo menor harmônico
  • Acorde diminuto (m7b(5b)), localizado no sétimo grau do campo menor harmônico

Esses acordes não pertencem ao campo harmônico maior o que faz deles algo exclusivo do campo menor harmônico e com exceção do diminuto do campo menor melódico também.

Sendo assim, posso pensar que ao realizar o arpejo desses acordes, estarei dando essa “intenção” de um campo harmônico diferente. Logo terei uma sonoridade bem específica desse campo harmônico. Vou disponibilizar algumas digitações sugeridas aqui para que vocês possam começar a praticar esse mundo maravilhoso dos Arpejos.

Arpejo Menor 7+
Arpejo Maior 7+(5#)
Arpejo Diminuto

Arquivo Guitar Pro que eu criei com os Arpejos do Campo Menor Harmônico. Clique na imagem abaixo para baixar:

Não tem Guitar Pro? Sem problemas, segue a partitura/tablatura:

Arquivo Guitar Pro que eu criei com os Arpejos do Campo Menor Harmônico Por Região. Clique na imagem abaixo para baixar:

Não tem Guitar Pro? Sem problemas, segue a partitura/tablatura:

Para baixar a backing track Dm7, basta clicar na imagem abaixo:

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 5 de Novembro de 2019, chamado “Intensivo de Arpejos”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama