Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Na aula desta semana e vou falar sobre leitura de partituras. Esta aula é muito importante para qualquer guitarrista que não saiba ler música, porque aqui eu vou te mostrar que a leitura não só é possível de qualquer um aprender, mas que a leitura na verdade é bem fácil. É tudo uma questão de prática.

Mas vamos lá. Todos nós sabemos que a leitura de partitura é muito importante não só para a questão de leitura em si, mas também para melhorar muitos outros aspectos. Quando entendemos partitura podemos começar a variar nossas rítmicas, ou seja, nossa mão direita amplia as variações de uma forma impressionante, pois dentro da parte rítmica da partitura nós veremos como criar divisões diferentes.

Uma outra vantagem de ler partitura é até mesmo na questão de improvisação, isso mesmo, esses mesmos benefícios para a mão direita também vale para a mão esquerda, digo isso pois a forma melódica como estamos habituados a usar pode e deve ser alterada para melhorar o nosso improviso, começaremos a observar os tempos para repouso e etc..

Pensando em tudo isso eu preparei essa aula bem bacana para entendermos de uma vez por todas como conseguiremos ler partitura de forma simples e divertida.

Figuras Rítmicas

Figuras de ritmo (ou valores positivos) são símbolos gráficos que servem para representar as várias durações dos sons musicais, são eles:

Ao se escrever duas ou mais colcheias, semicolcheias, fusas e semifusas consecutivas, costumam-se substituir os colchetes por barras horizontais que unem as notas em grupos:

Lembrando que colchete é aquela perninha que é adicionada a figura, depois da colcheia todas as notas recebem essa “Perninha” sempre aumentando até chegar na semifusa.

Pausas

Assim como temos valores positivos, que representam a duração de notas musicais temos as pausas (ou valores negativos) que representam a duração do silêncio.

Arpejo Menor 7+

Tempo das Notas

A pergunta agora é, “mas quanto vale cada figura dessas? Qual a duração de tempo de cada uma delas?”.

Podemos convencionar um valor determinado para a duração do som. A esse valor damos o nome de tempo.

Arpejo Maior 7+(5#)

Logo, a mínima valerá dois tempos, por ser uma figura que representa o dobro do valor atribuído a semínima (qualquer que seja ela). Desta forma, temos também:

Nesse caso a seminima que valia um tempo passou a valer dois tempos, ou seja, o valor que for determinado a uma nota, basta dobrar o valor quando andamos para a esquerda, no caso minima valendo 4 tempos a semibreve valerá 8 tempos. E diminuirmos metade do valor da figura quando andarmos para a direita, caso a seminima vale 2 tempos a colcheia valerá 1 tempo, semicolcheia meio tempo e assim por diante.

Voltando à nossa convenção (semínima → 1 tempo), e em seguida à lógica da divisão proporcional dos valores, temos as seguintes durações:

Repare que os valores (duração de cada nota) cai pela metade de símbolo para símbolo. Isso facilita bastante na hora de estudar, pois basta saber o que vem antes e/ou depois para sabermos exatamente a duração do símbolo que queremos.

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 12 de Novembro de 2019, chamado “Como Ler Partitura de Forma Simples”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama