Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Na aula da semana passada passada tivemos uma aula incrível sobre a parte rítmica de uma partitura, o que vocês acharam da aula? Já estão conseguindo fazer as primeiras leituras?

Bom como prometido hoje iremos falar sobre a parte melódica, ou seja, como localizar as notas na partitura.

Nosso primeiro contato será de forma bem simples e objetiva. Diferente da tablatura que tem 6 linhas, onde cada linha representa uma corda da guitarra, na partitura teremos apenas 5 linhas, onde iremos colocar notas aferindo as linhas es também iremos colocar notas nos espaços entre uma linha e outra.

Vamos tomar como base a primeira linha inferior do pentagrama que recebe a nota Mi, logo o espaço entre a primeira e a segunda linha recebe o nome de Fá. Isso para mantermos aquela sequencia lógica de C  D  E  F  G  A  B. Sendo assim, já posso pensar que a próxima linha, ou seja, segunda linha recebe o nome de Sol

Notas na Partitura
 

Independentemente do número de compassos, possuímos linhas e espaços dentro das partituras. Esses espaços serão futuramente preenchidos por notas, as quais vimos anteriormente.

Adicionam-se acidentalmente (conforme necessário) a esta pauta, pequenas linhas e espaços suplementares, inferior e superiormente, e que se contam a partir da pauta já existente.

Vamos lembrar que o pentagrama acima está usando a clave de Sol:

Arpejo Menor 7+

Essa clave é usada para instrumentos agudos que no caso é a nossa guitarra, essa clave assina na segunda linha, o que significa isso? Quer dizer que a segunda linha do pentagrama receberá o nome da clave, como vimos anteriormente a segunda linha se chama Sol.

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 19 de Novembro de 2019, chamado “Localizando Notas na Partitura”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama