Salve amantes das cordas!

Seja bem vindo a mais um artigo para o Blog do Alabama!

Vamos à segunda aula de uma série de artigos que eu estou escrevendo para que você aprenda definitivamente ARPEJOS. Ah! Aprender da forma correta!!

Primeiramente, leia este artigo na íntegra. Veja o que você consegue absorver somente lendo. Em seguida, assista à vídeo-aula que está no final do artigo, pois este artigo foi escrito como um suplemento para aquela vídeo-aula.

Na aula de hoje vamos falar sobre sobreposição de arpejos.

Uma forma muito interessante de conseguir extensões quando aplicamos arpejos é sobrepondo-os. O exemplo usado na aula foi sobrepondo todo o campo harmônico maior de G sobre a tétrade G7+.

I II III IV V VI VII
G7+ Am7 Bm7 C7+ D7 Em7 F#m7(5b)

Quando tocamos os arpejos de cada grau nós utilizamos sempre suas tônicas, terças (maiores ou menores), quintas e sétimas. Vamos analisar as notas que formam cada arpejo desse campo harmônico.

B7+ G, B, D, F#
Am7 A, C, E, G
Bm7 B, D, F#, A
C7+ C, E, G, B
D7 D, F#, A, C
Em7 E, G, B, D
F#m7(5b) F#, A, C, E

Fica fácil analisar assim pois podemos analisar o que cada grau representa para a o acorde de C maior:

Am7

9 11 13 T
A C E G

 

Vejamos agora todo o campo harmônico de G maior sobrepondo o acorde de G:

 

G7+ T 3 5 7+
G B D F#
Am7 2 4 6 T
A C E G
Bm7 3 5 7+ 9
B D F# A
C7+ 4 6 T 3
C E G B
D7 5 3 9 4
D F# A C
Em7 6 T 3 5
E G B D
F#m7(5b) 7+ 9 4 6
F# A C E

 

 

Imagem 4: Arpejo Meio Diminuto (Menor com sétima menor e quinta diminuta)

Para que você possa entender como aplicar as dicas que eu passei neste artigo, assista a vídeo-aula que eu publiquei no YouTube no dia 14 de Maio de 2019, chamado “Agora Seu Arpejo Vai Brilhar“. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama