Escolha uma Página

Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Ok, ok… Vocês pediram… E o tema voltou. Sabe o que é? Exatamente. Modos Gregos. Ô tema pra galera gostar. kkk

Mas vamos direto para o conteúdo. Sabemos que modos gregos não são apenas inversões de uma escala, pois com cada modo conseguimos intenções bem interessantes para a nossa improvisação, mesmo sobre acordes iguais, como assim?

Vamos pensar em uma harmonia onde temos um Am7 tocando, esse acorde é construído com os seguintes graus.

T     3b     5     7

Logo pensamos que qualquer escala que tenha essas notas nós podemos usar sobre esse acorde, está certo! E com isso vamos ter sonoridades diferentes. No campo maior temos três modos que atendem a esses graus, o modo Dórico, Frígio e Eólio.

Dórico – T     2     3b     4     5     6     7

Frígio – T     2b     3b    4     5     6b     7

Eólio – T     2     3b     4     5     6b     7

Notem que ambos possuem os graus necessários para atender a esse acorde, porem cada modo terá a sua peculiaridade, ou seja, o seu brilho todo especial.

Lógico que aqui apresento um contexto modal, que significa ignorar a tonalidade da musica em questão onde está acontecendo a execução de Am7.

Estou apenas isolando esse acorde e imaginando as possibilidades sobre o mesmo.

No nosso vídeo eu dei exemplo prático disso utilizando a corda E solta da guitarra e usando a escala de E maior, ou seja com a intenção de E Jônio, agora usando o mesmo baixo na nota E porém utilizando outra escala, ou seja, outro campo harmônico, teremos uma nova intenção correto? No nosso exemplo usei a escala de D maior, onde teremos as notas.

D       E       F#       G       A       B       C#

 Aqui no caso teremos uma intenção dórico, pois a nota Mi é o segundo grau da escala de D maior, isso mesmo, uma escala começada pelo segundo grau da escala maior recebe o nome de modo dórico e assim sucessivamente.

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 26 de Novembro de 2019, chamado “Como Identificar Modos Gregos”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama