Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Assistiu a aula da semana passada? Pois é, bombou. É só falar de Modos Gregos que o troço viraliza, kkk.

A aula de hoje é sobre algo que eu já ensinei algumas vezes não só nos meus cursos, mas também no meu canal do YouTube. É uma dica que pode fazer você apaixonar-se por estudar guitarra.

Quando olhamos essa tabela abaixo cheia de notas no braço do instrumento é impossível não sentir medo, kkkk.  

Isso porque muitos alunos tentam decorar esse “muntarel” de notas no braço da guitarra e acaba se frustrando com isso, pois bem, para facilitar meus alunos pois é muito importante ter essas notas debaixo do dedo eu criei um sistema muito prático para estudar essas notas, então respondendo a pergunta de vários alunos. SIM, decorar essas notas é muito importante para você, vamos ver uma forma prática juntos.

 Quando eu comecei a estudar percebi que quando criei um ponto de referência foi muito fácil decorar as notas, pois eu decorei por exemplo a quinta casa da guitarra, logo as notas que estão a volta ficam mais fácil de localizar, uma vez que pensamos naquele padrão de sustenido e bemol.

Acidentes

Existem dois acidentes: BEMOL (b) e SUSTENIDO (#).

Sustenido (#): Eleva a altura da nota em ½ tom;
Bemol (b): Abaixa a altura da nota em ½ tom. 

 Atenção à Regra

Baixando um semitom à Bemol (b)

Subindo um semitom à Sustenido (#)

Exemplo:
LÁ subindo um semitom à Lá# ou A#

LÁ baixando um semitom à Láb ou Ab

Obs.: 

Por possuírem entre si, intervalos de um semitom:

As notas MI e SI não admitem SUSTENIDO.

As notas FÁ e DÓ não admitem BEMOL.

Arpejo Menor 7+

Agora para localizar notas no meio do instrumento de uma forma muito mais simples eu criei o que chamei de quadrado de localização.

Quadrado de Localização

Como vimos no diagrama de notas, algumas páginas anteriores, notas se repetem ao longo de todas as casas e cordas. Mas, é preciso decorar onde cada uma está em cada corda? Necessariamente, não. Veja: 

Arpejo Menor 7+

No quadro acima, os números iguais representam as mesmas notas, o que nos dá uma regra: sempre que a tônica estiver na sexta corda, “E”, manteremos a distância de uma casa e uma corda para a próxima nota, na corda “D”. Utilizamos a mesma regra para a corda debaixo, a quinta corda, “A”. Já para a corda Ré, manteremos a distância de duas casas e uma corda. O mesmo faremos para a terceira corda, Sol.

Arpejo Menor 7+

No quadrado acima aprendemos como usar a corda Mi e a corda Lá para acharmos as notas nas outras cordas, lembrando-se que é fundamental conhecermos as notas das cordas Mi e Lá, pois elas serão sempre a base para localizarmos qualquer outra nota no braço do instrumento.

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 3 de Dezembro de 2019, chamado “Decorando Notas Bem Fácil”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama