Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Que nome estranho para uma aula hein? kkkk

Pois bem na aula de hoje veremos que podemos adicionar graus para conseguirmos Arpejos com nomes bem extensos, ou até mesmo omitir alguns graus de alguma escala e conseguir algum arpejo com isso, mas a pergunta é:

Ok, mas onde vou usar esse arpejo doido?

Vamos analisar isso no campo harmônico então.

Vou tomar como exemplo o campo harmônico de G maior, que me da a escala de G maior: 

G              A              B             C             D             E             F#

Essa é a escala completa de G maior respeitando os seguintes intervalos.

Para o nosso arpejo doido criamos um G7+(9)13, Sol maior com sétima maior, nona e décima terceira, caramba parece aqueles nomes dos antigos presidentes, kkkkk.

Porem fica fácil analisar as notas quando pensamos no campo harmônico que está disposto acima, pois o nono grau nada mais é do que a repetição do segundo grau, já a décima terceira repetição do sexto grau.

Perceberam que para esse arpejo eu utilizei a escala de Sol maior quase inteira, a única exceção foi a nota Dó.

Esse tipo de analise é fundamental para conseguirmos sempre entender de onde vieram as escalas que desejamos aplicar e com isso sempre tirar o melhor de cada uma delas.

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 10 de Dezembro de 2019, chamado “Arpejo Doido”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama