Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Sabe aquele exercício famoso de 1, 2, 3, 4 que todo aluno começa seus estudos na guitarra fazendo? Pois bem a pergunta é “Vale a pena continuar praticando isso?

A resposta é SIMMMMM!!!

Vale muito a pena, desde que façam os exercícios usando o metrônomo.

Na aula de hoje vou apresentar diversas formas diferentes de conseguir extrair o melhor desses exercícios.

Vamos lá. Além da combinação clássica de 1,2,3,4 que tal não só invertermos isso como por exemplo 1,3,2,4 e etc.. mas também começarmos com dedos diferentes por exemplo 2,1,3,4 ou até mesmo 2,3,1,4.

Foi pensando nisso que criei essa sequência com várias combinações para você passar alguns meses estudando kkkk.

Uma coisa que gosto de ressaltar com meus alunos, é vantagem de estudar naquele formato padrão de 1,2,3,4 a lei do menor esforço. “Lei do menor esforço?”. Sim é quando tiramos os dedos para aferir outra nota conforme a necessidade, por exemplo, toquei os dedos 1,2,3,4 na corda E mais grave da guitarra, para aferir as notas da corda A eu não quero que tirem todos os dedos de uma só vez, vocês terão que tirar somente o dedo 1 e colocá-lo na corda de baixo, kkk isso mesmo é BEM difícil fazer isso, depois a mesma coisa com o dedo 2, dedo 3 e assim por diante, vai dar um nó no cérebro isso, porém é um exercício muito eficaz quando o assunto é coordenação.

Vamos lá então como prometido a algumas combinações para treinar esses exercícios de coordenação.

Exercícios para coordenação da mão esquerda. Lembre-se de manter a palheta alternada.

Exercício 1

Exercício 2

Exercício 3

Exercício 4

Exercício 5

Exercício 6

Exercício 7

Exercício 8

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 17 de Dezembro de 2019, chamado “Exercício de Coordenação Aumenta a Velocidade”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama