Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Escalas pentatônicas estão de volta! Uma dúvida muito comum que meus alunos apresentam é justamente essa, como pensar em inversões das Pentatônicas e principalmente como localizar tudo isso no braço da guitarra, pois bem vamos lá então.

A escala pentatônica como próprio nome diz é uma escala formada por apenas cinco notas, diferente da escala maior que é formada por sete notas.

Podemos observar mais fácil as notas da escala pentatônica quando pensamos na escala menor ou maior, por exemplo.

Quando penso na escala menor de A menor tenho as notas

A         B          C         D         E         F         G

Retirando dessa escala o segundo e sexto graus o que me resta é justamente a escala pentatônica menor.

A                    C         D         E                   G

Agora lembrando que a escala menor é relativa da maior podemos pensar que a escala menor mencionada anteriormente é relativa da escala de dó maior.

C         D         E         F         G        A         B

E retirando exatamente as mesmas notas que retiramos anteriormente, ou seja, B e F teremos as notas

C         D         E                   G        A        

O que nos traz uma escala Pentatônica maior quando classificamos o C como tônica, mas é justamente nessa classificação do C como tônica que entra a dificuldade de muitos alunos, pois se ainda mantermos a nota A como tônica, iremos continuar tendo uma escala Pentatônica de A menor, isso porque mudamos o ponto de partida, porem continuamos com as mesmas notas.

Logo posso começar escalas novas usando cada nota dessa escala como ponto de partida.

 

Desenho 01

A          C         D         E         G

Desenho 02

C         D         E         G           A        

Desenho 03

D         E         G         A          C        

Desenho 04

E         G           A          C         D        

Desenho 05

G            A          C         D         E         

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 24 de Dezembro de 2019, chamado “Já Pensou em Inversões das Pentas?”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama