Escolha uma Página

 Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

É meus queridos, a pergunta que não quer se calar é justamente essa, existe algum acorde relativo além do relativo que todo mundo conhece? E a resposta é SIM!

Existe o que chamamos de relativo secundário, mas antes de falar dele vamos entender o faz um acorde ser relativo.

Existem duas funções relativas:

Relativa menor: é a principal, e está a uma distância de uma sexta maior (ascendente) da sua função principal respectiva.

São considerados relativos pela quantidade de nota em comum, vamos tomar como exemplo o acorde de C maior que possui as notas C, E, G, já o seu acorde relativo como tétrade por exemplo Am7, possui as mesmas notas C, E, G com a tônica A, ou seja três notas em comum com o acorde principal, por isso recebe o nome de acorde relativo.

Em uma música é muito comum substituirmos uma função de acorde principal, pela sua função relativa.

Exemplo de cadência utilizando relativa, nesse caso utilizei a relativa de F maior:

indo para

Mas partindo desse princípio de notas em comum teremos também a Relativa menor secundária: como já diz o próprio nome, possui um valor secundário (em relação à relativa menor) e está a uma distância de uma terça maior (ascendente) da sua função principal respectiva. Isso porque tem também três notas em comum, porém não tem a própria nota C

Exemplo de cadência utilizando relativa secundária, onde utilizei o exemplo no acorde de F maior

indo para

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 31 de Dezembro de 2019, chamado “Existe Mais de um Tom Relativo?”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama