Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Vamos lá pessoal, que tal juntar em uma só aula três dos tópicos mais quentes para quem curte guitarra moderna? Estou falando de Pentatônicas, Tapping e Modos Gregos. Que tal?

Mais precisamente, vou mostrar a técnica de Tapping fundindo Modos Gregos com Pentatônicas. Antes disso quero mostrar o quão fácil é a localização no braço do Instrumento.

Vamos tomar como exemplo a escala de A maior, ou seja, as notas do campo harmônico de A maior

A       B       C#       D       E       F#       G#

Posso executar essa escala de diversas formas diferentes, porem vou me manter no padrão de três notas por corda, também conhecido como modo jônio, isso mesmo o modo jônio nada mais é do que a escala maior.

Pensando no seu grau relativo teremos a nota F#, e foi nessa nota que utilizei a pentatônica de F# menor, podemos utilizar essa pentatônica nessa tonalidade pois as notas dessa escala pertencem ao campo harmônico de A maior

Pentatônica de F#m

F#     A     B     C#     E

Sendo assim a união dessas duas escalas será perfeita, podemos também pensar nas inversões que seria começarmos novas digitações utilizando sempre as mesmas notas. Por exemplo a escala de lá maior começando pela segunda nota teremos

 

B       C#       D       E       F#       G#     A

  

O que para os modos gregos será o modo dórico, logo chegamos na conclusão de que o modo dórico nada mais é do que uma inversão da escala maior, lógico que falando superficialmente sobre o assunto, quando não entrarei no mérito da caracterização e tudo mais aqui nessa aula.

 Pensando dessa forma então iremos ter 7 digitações diferentes para usar a escala maior e cinco diferentes para usar a escala pentatônica menor, alias por isso a escala recebe o nome de “Penta”tônica.

Bora correr para o vídeo então para entender o padrão que usei ao combinar essas duas escalas que são provavelmente as escalas mais usadas na improvisação.

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 7 de Janeiro de 2020, chamado “Que Doidera de Modos Com Pentas”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama