Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Não é novidade para ninguém o quanto sou Fã e adoro o som do mestre Joe Satriani, na aula de hoje vamos falar um pouco sobre aquelas harmonias com distorção que faz usando até mesmo acordes com diversas extensões.

Primeiro passo é pensarmos sempre nas notas que fazem parte desse campo harmônico, no exemplo na tonalidade de ré maior teremos as notas

D       E       F#       G       A       B       C#

Com isso geramos algumas tétrades, no caso o primeiro grau pode ser um acorde maior com sétima maior, pois o C# é a sétima maior de ré.

No nosso exemplo criei uma progressão de acordes indo da tônica para o acorde relativo, ou seja, de ré maior para o sí menor, e foi no sí menor que a mágica começou pois usei de forma aleatória notas do campo harmônico de ré maior, como, D, C#, A, F#, fazendo um efeito bem especial e caracterizando o campo harmônico em questão.

Vale lembrar que a técnica de abafamento criada no vídeo soa bem interessante quando “soltamos as cordas agudas” no meio do nosso ritmo, ou seja, abafaremos as cordas graves liberando as cordas agudas para o nosso efeito e pronto, estilo Satriani de baixo dos seus dedos.

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 14 de Janeiro de 2020, chamado “Porque o Satriani Destrói na Guitarra?”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama