Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Pronto pra mais uma super aula no meu curso gratuito por email? Então Vamos lá!

Vamos finalmente colocar brilho no nosso improviso. Isso mesmo, muita gente se preocupa em aprender dezenas de novas escalas e esquece que muitas vezes o simples fato de cromatizar algumas notas dentro das escalas que já usamos, nos traz um efeito incrível para a improvisação.

Estou falando da escala Bebop, que nada mais é do que a escala maior com o acréscimo da quinta aumentada. Hmmm… Acréscimo??? Isso mesmo, pois iremos manter a quinta justa na escala tendo assim uma escala com 8 notas. 

Um exemplo no campo harmônico de G maior teremos as notas:

G            A            B            C            D           E            F#

Já pensando na escala Bebop teremos:

G            A            B            C            D          D#           E            F#

Vamos pensar nessa “nova nota D#” como uma nota de passagem caso o acorde em execução seja um simples acorde maior ou maior com sétima maior. O brilho com essa aproximação cromática é incrível. Vou anexar algumas digitações sugeridas abaixo para facilitar o seu estudo.

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 19 de Janeiro de 2020, chamado “Como Descocozar o Seu Solo”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama