Escolha uma Página

Salve amantes das cordas!

Seja bem vindo a mais um artigo para o Blog do Alabama!

Vamos à mais uma aula, e essa é uma aula muito especial pois se trata de uma aula bônus que disponibilizei para meus alunos no curso de guitarra por WhatsApp, que falando nisso… As matrículas abertas! Porém… As vagas estão acabando e você não pode ficar de fora da próxima turma que se inicia no dia 10/06/2019. Acesse https://www.institutoalabama.com.br/whatsapp para mais Informações.

A forma mais comum de usar a escala Pentatônica é usarmos ela na relativa da tonalidade, pois se trata de uma escala menor. Isso não é errado, porém você não está utilizando nem uma fração do potencial que a escala tem em relação a sonoridades.

Vendo na prática…

Vamos pensar que para usarmos uma escala em um determinado tom as notas dessa escala precisam fazer parte da tonalidade.

Tendo como base o campo harmônico de Dó maior

C D E F G A B

Vamos pensar na Pentatônica partindo do grau relativo (sexto grau).

Pentatônica de Am

A C D E G

Posso observar que essas notas fazem parte do Campo harmônico, agora vamos analisar as notas partindo dos outros graus menores desse campo harmônico.

Pentatônica de Dm

D F G A C

Pentatônica de Em

E G A B D

Podemos notar que as notas que formam essas escalas também pertencem ao campo harmônico, logo posso usar as mesmas nessa tonalidade, o que nos gera uma “receita de bolo” Podemos utilizar a escala Pentatônica no Segundo, terceiro e sexto grau de qualquer tonalidade maior.

Para que você possa entender como aplicar as dicas que eu passei neste artigo, assista a vídeo-aula que eu publiquei no YouTube no dia 21 de Maio de 2019, chamado “Você SEMPRE usou Pentatônica ERRADO“. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

#TeamAlabama

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama