Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Aqui vamos nós para mais uma aula do meu curso gratuito por email? Pronto?

Se tem uma coisa que vai fazer toda a diferença no estudo e entendimento do Campo Harmônico, essa coisa é o Ciclo de Quintas. Por isso, este é o tema da aula de hoje.

A ordem estabelecida para montarmos os sustenidos é a mesma para a formação das escalas, ou seja, basta obedecermos ao ciclo de 5ª partindo do primeiro sustenido que obtemos.

Mas vamos pensar primeiro na ordem do campo harmônico para pensarmos na quantidade de acidentes que teremos em cada campo por exemplo.

Campo de C maior tem zero acidentes, ou seja, zero sustenidos e zero bemóis, partindo desse princípio vamos pegar o quinto grau dele, no caso de C maior será a nota G. Logo teremos o campo de G maior com um sustenido.

Repetindo esse padrão teremos a quantidade de acidentes de cada campo.

Ok, agora conseguimos saber a ordem dos Bemóis de cada campo, mas quem são esses Bemóis?, para isso basta partir da nota Bb e repetir o mesmo processo.

Agora a dica que deixei no final do vídeo foi justamente a forma prática de enxergar isso tudo em uma tabela, entenda a tabela no vídeo, pois tenho certeza que irá mudar sua forma de enxergar campo harmônico.

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 19 de Janeiro de 2020, chamado “Fim da Saga Campo Harmônico”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama