Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Vamos lá pessoal, como muitos alunos têm dificuldade com essa história de qual tonalidade é chamada de sustenida ou bemol, então eu decidi criar uma aula específica sobre isso. Vamos conhecer algumas regras que irá acabar com isso agora.

A primeira regra é que para a construção do campo harmônico maior sempre devemos focar na estrutura harmônica do campo maior:

T       T        ST       T       T       T       ST

Sendo assim partindo da nota  C  teremos:

C            D          E           F            G          A         B

Partindo da nota G teremos um campo com um sustenido para manter essa mesma estrutura.

G          A         B          C            D          E           F#         

Isso acontece, pois, a distância entre o sexto e o sétimo grau é de um tom.

Agora vejamos partindo do campo harmônico de F maior:

F            G          A         Bb         C            D          E 

Nesse caso   o uso do acidente bemol foi uma obrigação, pois aqui vem outra regra do campo, não podemos repetir notas, ou seja, A e A# não podem estar no mesmo campo, assim como sustenidos e bemóis, isso mesmo, um campo com sustenidos terá somente sustenidos e vice-versa.

Portanto começar um campo maior pela nota D# teríamos:

D#     F     G   (agora andamos meio tom) G#, não posso repetir notas Ab não posso usar bemol em um campo com sustenidos, agora vejamos a mesma coisa com o Eb:

         Eb            F            G          Ab         Bb         C            D

Dessa forma conseguimos escrever corretamente o campo nos mantendo dentro das regras necessárias para termos uma quantidade diferente der acidentes para cada campo harmônico maior.

Gostou da dica? Não se esqueça de convidar um amigo para se inscrever no #TeamAlabama acessando nosso website www.mauricioalabamaonline.com

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 19 de Janeiro de 2020, chamado “Porque não existe o tom ré sustenido”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama