Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Se você foi um daqueles que pediram pra falar sobre escalas pentatônicas, se liga na aula de hoje, porque o assunto é pra você. E pra você que está esperando eu falar de algum assunto específico, mas esse dia nunca chega, escreve pra nós. Peça o tópico porque eu sempre adiciono os temas mais pedidos pelos alunos aqui nas aulas gratuitas por email. Aproveite!

Bom, mas vamos à aula de hoje…

Você já se perguntou quantas escalas Pentatônicas podemos criar quando começamos a substituir alguns graus? Pois bem são MUITAS mesmo. Vou trazer aqui as Pentatônicas que mais gosto de utilizar.

Vamos entender de onde veio a escala Pentatônica menor, analisando a escala Diatônica menor, exemplo em A menor:

E retirando o II e o VI graus, nesse exemplo são as notas B e F. Nasce a escala Pentatônica menor.

Sendo assim chegamos na conclusão de que a escala Pentatônica menor é formada por:

Agora podemos alterar essa escala para uma escala Pentatônica menor com sexta é uma boa opção para a improvisação sobre a intenção dórica, a sua formação se baseia na Pentatônica menor substituindo a sua sétima menor por uma sexta maior.

Pentatônica m7  ->  T – 3b – 4 – 5 – 7

Pentatônica m6  ->  T – 3b – 4 – 5 – 6

Abaixo uma visualização gráfica da diferença entre os desenhos da Pentatônica m7 e m6; tente enxergar essa substituição para a troca nos próximos shapes.

Pensando ainda na escala Pentatônica menor, podemos alterar a quinta justa para uma quinta diminuta e ter uma escala Pentatônica menor com quinta diminuta.

Essa Pentatônica foi uma adaptação para aplicação exclusiva dentro dos acordes meio-diminutos. Analisando o campo maior notamos que se pode fazer a escala Pentatônica de cada grau do campo maior.

E no sétimo grau temos que diminuir em meio tom do 5º grau, para conseguimos executar essa escala dentro da tonalidade correta.

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 18 de Fevereiro de 2020, chamado “Quantas Pentatônicas Existem?”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama