Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Vamos lá pessoal com a segunda aula da saga Intensivo de Ligados, essa aula está pesada hein, separa quinze minutinhos ai para se dedicar.

 No primeiro exemplo vimos uma forma que na verdade vai trazer uma visualização bem bacana para os modos gregos no braço da guitarra, pois pensando no quesito digitações e não no contexto sonoro dos modos, iremos tocar todos os modos em uma mesma região, ou seja, todas as digitações em tirar a mão do lugar. Pensando ainda em dificultar ainda mais o treino faremos da seguinte forma, vamos descer na forma ascendente um determinado modo e voltarmos na forma descendente na próxima digitação. 

O segundo exercício eu chamei de Tercina de corda, onde trabalhamos com a palheta normal e depois também com palhetada híbrida.

Nesse exercício vamos trabalhar tocando 3 cordas da guitarra com ligado e voltaremos uma, ou seja, partindo da corda mi, tocaremos até a corda ré e depois voltaremos na corda lá para repetir o procedimento.

Na palhetada híbrida faremos a mesma coisa, porém usando o dedo médio na corda de baixo e o anelar na próxima (não sei se são esses nomes dos dedos, usei outros nomes no vídeo kkk).

Terceiro exercício ficou com salto de cordas, onde iremos simplesmente pular uma corda, tocamos a corda mi por exemplo e depois a corda ré, voltamos para a corda lá para repetir o processo.

Por fim temos a septina, nesse padrão vamos usar o hammer-on e o pull-off tudo na mesma corda somando assim sete notas diferentes, exercício de bem complicado, mas com um efeito sonoro muito bacana.

Vou disponibilizar aqui as digitações dos modos para facilitar seu estudo.

Digitações dos Modos padrão de 3 notas por corda:

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 24 de Março de 2020, chamado “Intensivo Ligados – Parte II – Padrões Melódicos”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama