Escolha uma Página

  Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

O sucesso da série “Intensivo de Ligados” teve um sucesso muito maior do que eu esperava. Pra galera que participou e comentou nas aulas, fica aqui o meu MUITO OBRIGADO!

Como eu disse antes, eu vou definir o tema destas séries de intensivos baseado nos pedidos que vocês fizerem nos comentários das aulas (aqui, nos vídeos, etc).

E o tema campeão (disparado) de pedidos foi… “Modos Gregos” (é claro kkkk). Nesta série você vai aprender desde digitações sugeridas, até aplicação Modal, serão quatro aulas incríveis disponibilizadas de forma gratuita no canal do Youtube.

Todas as quatro aulas foram tiradas do meu curso Definitivo dos Modos Gregos, e no final dessas aulas teremos uma WorkAula de resumo desse assunto todo.

Para facilitar seus estudos e agendamento já vou colocar abaixo as datas que serão postadas as aulas, coloque na sua agenda porque vai valer a pena.

05/05 – Digitando Modos em qualquer Corda
19/05 – Trocando Modos pelo Meio
02/06 – Olha o que você pode fazer com Modos Gregos
16/06 – Tudo sobre o Modo Jônio
30/06 – WorkAula Modos Gregos

Vamos lá. Na aula de hoje vamos perceber que não precisamos começar os modos sempre partindo da sexta corda, isso mesmo, podemos começar uma digitação por qualquer corda do Instrumento, que tal fazer o modo Jônio partindo da terceira corda por exemplo?

Isso acontece quando pensamos nos intervalos das escalas e não nas digitações padronizadas.

Vamos tomar como exemplo o Sol Jônio, essa escala possui as notas:

G     A     B     C    D     E     F#

 

Pois trabalha com a estrutura do campo maior que é:

 

T      T      ST      T      T      T      ST

 

Logo posso pensar nesses intervalos partindo de qualquer corda da guitarra gerando assim digitações diferentes para qualquer escala.

Para facilitar seus estudos vou anexar abaixo as escalas com três notas por corda partindo da sexta corda, e depois irei mostrar como ficaria partindo de outras cordas.

Digitações dos Modos Padrão de 3 Notas por Corda

Digitações Adicionais

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 5 de Maio de 2020, chamado “Intensivo Modos Gregos – Parte I – Digitando Modos em Qualquer Nota”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama