Escolha uma Página

Salve amantes das cordas!

Seja bem vindo a mais um artigo para o Blog do Alabama!

Você já se perguntou de onde alguns guitarristas tiram aquele efeito cromático tão interessante? Pois bem, muitas vezes isso é feito simplesmente alterando a casa onde está executando a escala e SOMENTE isso.

Vamos tomar como exemplo a escala Pentatônica de A menor

Pentatônica de Am

A C D E G

Totalmente aplicável sobre a tonalidade de Dó maior, pois não tem nenhum acidente dentro dessa escala, agora imagine você tocando a mesma escala meio tom na frente, praticamente teremos todas as notas com acidentes

Ab Db Eb F Ab

Parece impossível utilizar isso na tonalidade de Dó maior, mas usando como aproximação cromática você ganha um brilho muito especial para a improvisação.

Essa é uma das 60 aulas que trabalho no curso de guitarra por WhatsApp, acesse agora https://www.institutoalabama.com.br/whatsapp para garantir sua vaga na turma que vai se iniciar dia 10/06/2019.

Segue abaixo o material de apoio para esta aula:

Para que você possa entender como aplicar as dicas que eu passei neste artigo, assista a vídeo-aula que eu publiquei no YouTube no dia 28 de Maio de 2019, chamado “Não usa isso no seu Improviso?“. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama