Escolha uma Página

Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

Preparado para a terceira aula do Intensivo Modos Gregos? 

Vamos lá então. Nesse momento dos estudos muito alunos acabam viciando em tocar aquele determinado modo naquela determinada região, isso mesmo, sempre que peço para o aluno fazer por exemplo o modo Mixolídio, ele precisa ir para alguma casa da guitarra específica para fazer a digitação.

Pensando em tirar esse vício fora eu criei esses exercícios onde o aluno terá que todas as digitações dos modos na mesma tônica.

O exercício se torna difícil quando tentamos deixar isso musical, ou seja, esqueça de começar esse exercício pelas tônicas das escalas, pois irá trazer um som muito artificial, no caso o aluno deve trocar de um modo para o outro pelo meio dos shapes, ou seja, pela metade dos desenhos.

Sei que é MUITO difícil fazer esse tipo de troca, porém para facilitar seus estudos eu vou disponibilizar aqui a Backing Track utilizada no vídeo.

Para um efeito mais dinâmico na improvisação sugiro o aluno mostrar qual nota mudou de um modo para outro, por exemplo, no modo jônio teremos a seguinte fórmula

  

T      2      3      4      5      6      7+

 

Quando vamos mudar para a próxima digitação que no caso o Modo Dórico, teremos outros intervalos

 

T      2      3b      4      5      6      7

 

Nesse caso vale a pena ressaltar por exemplo a 3b, para mostrar ao ouvinte que algo mudou, a mesma coisa acontece com 7 que passou de uma sétima maior para menor.

 Vale lembrar que é muito importante acompanhar as aulas desse intensivo, portanto vou anexar a agenda das próximas vídeo-aulas que serão publicadas no Youtube, anota ai.

02/06 – Tudo sobre o Modo Jônio
06/06 – WorkAula Modos Gregos AO VIVO!!!

Clique na imagem abaixo para baixar a backing track utilizada na vídeo-aula: 

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 26 de Maio de 2020, chamado “Intensivo Modos Gregos – Parte III – Olha o Que Você Pode Fazer Com Modos Gregos”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama