Escolha uma Página

Salve Amante das cordas!

Seja bem vindo a mais uma aula do Blog do Alabama! 

O padrão mais comum do blues é conhecido como “blues de doze compassos”. Possui esse nome por serem necessários doze compassos para se completar o ciclo de progressão de acordes. Nos exemplos abaixo, temos também a variação do blues contendo apenas oito compassos.

Consideremos por ora que, no caso do blues, cada compasso equivale a uma contagem de tempos de 1 – 2 – 3 – 4.

1)  Blues “Padrão de 12 Compassos”

I I I I
IV IV I I
V IV I V

2) Variação do Blues de 12 Compassos

I IV I I
IV IV I I
V IV I      IV I       V

3) Blues Padrão de 8 Compassos 

I IV I I
V IV I     IV I      V

Nos gráficos acima foi considerado somente os graus, pois assim você pode transpor para qualquer tonalidade, ou seja, pensando no campo harmônico pode tocar seu Blues na tonalidade que desejar.

Vejamos um Blues na tonalidade de A

A     B     C#     D     E     F#     G#     A

Iremos pensar apenas no primeiro, quarto e quinto grau

I IV V
A B C# D E F# G# A

 

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 1 de Outubro de 2020, chamado “Como Tocar Seu Primeiro Blues”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama