Escolha uma Página

Salve Amantes das Cordas!

A escala mais comum usada no Blues tradicional é A escala Pentatônica, uma escala formada por apenas cinco notas, diferente da escala diatônica com sete (usando todas as notas do campo harmônico).

No blues usa-se uma escala menor, no caso a pentatônica menor sobre um acorde maior, muito comum encontrarmos o acorde dominante no blues, ou seja, acorde maior com a sétima menor (A7)

Sendo assim uma vez localizado o lugar onde irei usar a Pentatônica menor, basta usar os demais desenhos nas inversões dessas pentas.

Podemos gerar seus desenhos pensando de formas diferentes, analisando a escala Diatônica menor, exemplo em A menor:

E retirando o II e o VI graus, nesse exemplo são as notas B e F. Nasce a escala Pentatônica menor. 

Para que você possa acompanhar e entender como aplicar as dicas acima, assista o vídeo que eu publiquei no YouTube no dia 8 de Outubro de 2020, chamado “COMO IMPROVISAR NO BLUES”. Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:

Se você já faz parte do #TeamAlabama, muito obrigado por fazer parte desta imensa família de aprendizes da música. Se você ainda não faz parte do #TeamAlabama, junte-se a nós! Você não paga nada por isso e você aprende ou aperfeiçoa os seus conhecimentos na guitarra. Fica aqui o meu convite especial para você fazer parte de nossa família.

Como? Visite o meu website www.mauricioalabamaonline.com e inscreva-se. É gratuito e você recebe emails com conteúdo valioso (como o deste artigo). Junte-se a nós!

Lembre-se o conhecimento não veio até você para ficar preso. Nos ajude a criar uma comunidade ainda mais forte na música, convidando seus amigos a participar do #TeamAlabama.

Forte abraço e até a próxima!

Mauricio Alabama